De acuerdo con el artículo 13 del Estatuto del Niño y del Adolescente (ECA), se debe presentar una denuncia en caso de sospecha o confirmación de violaciones de los derechos humanos de los niños, niñas y adolescentes, de cualquier tipo, incluida la violencia sexual (abuso o explotación sexual).
Fake = Falso
Fake News = Notícias falsas
A Internet, em especial as redes sociais, é um banco de dados de informações verídicas e falsas. Tem muita informação e muita opinião também. Toda mensagem pode trazer inclusive, uma desinformação - quando o propósito da mensagem é enganar.
Estamos na era da informação - pessoas postam o que querem e cabe a nós leitores, pesquisar sobre o assunto, não compartilhar antes de verificar e evitar conflitos com opiniões contrárias.
Activistas expertos en Seguridad Cibernética y Protección Infantil en Línea
Fake News é bem antigo
Brasileiros preferem coca-cola à pepsi
Essa pasta de dente é melhor que a outra, diz os estudos
Desconfie e busque saber se a notícia faz sentido, compare com outros sites.
Desconfie de sites que só criticam.
locutores devem ser "neutros, imparciais"
Porque é tão importante
Comentários influenciam a opinião das pessoas.
Compartilhar fake news tem consequências na vida offline
Tem muita informação provocativa, principalmente em comentários
Estatísticas precisam apresentar as fontes
Não fique nos primeiros comentário e busque comparar.
Não importa de quem chegou a informação, faça uma pequisa antes.
Comentários são opiniões e anda que citem fontes, verifique e compare
Estatísticas influenciam e faz parecer que o que se diz é verdade
É um ato de violência, verbal, física repetitiva, àquela que impede a pessoa de seguir em frente. A criança que sofre o bullying pode ter inúmeros comportamentos que podem ser confundidos com àqueles relacionados com a puberdade e com isso acabar tendo pouca ação em um momento tão importante, de tanta vulnerabilidade e insegurança.
Como podemos identificar o problema?
A violência impacta profundamente a vida de uma criança ou de um adolescente.
Ações que podemos realizar agora.
Observar - não deixar para depois.
-
Se a criança está mais quieta, triste e/ou isolado?
-
Apresenta problemas de sono;
-
Reclama para ir à escola;
-
Começa a passar mal próximo ao horário de ir á escola ou prestes a ir a algum local que vai com frequência.
-
Sai repentinamente de grupos ou chora ao olhar o celular;
-
Está dormindo com mais frequência e não quer saber de se comunicar com os amigos.
Evite ao máximo
-
Ignore, deixe a conversa para depois seja com a criança vítima do bullying quanto com a criança agressora;
-
Diminua os sentimentos de uma criança - "Ah, também ja fui assim", "Isso não é nada", "já passa";
-
Acredite que a criança é sempre a vítima, ela pode ser o agressor - o "bullier";
-
Desista em pról do conforto de não entrar em conflito, ainda que seja difícil;
-
Negligencie a segurança da criança;
Recomendações
-
Compare com outras fontes
-
Observe se as palavras utilziadas faz sentido com a notícia
-
A mensagem está completa ou é sensacionalista?
-
-
Desinformação
Magikstus distis