Jogador de videogame

Tecnologia

Quando dizemos ou sentimos estar seguros, significa que temos liberdade para desenvolver nossa vida sem medo. Segurança é uma necessidade básica do ser humano e quando ela é violada, quando é desrespeitada ou mesmo retirada do ser humano, especialmente de uma criança, o resultado é desastroso. A falta de amparo e/ou alguém em quem possa confiar gera dúvidas, ansiedade, baixa auto-estima, entre outras questões que mudam completamente o caminho saudável que uma criança deveria percorrer para se desenvolver.

Mulher no peitoril da janela

81% dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa

O Teckids acredita que o desenvolvimento psicológico, pessoal e profissional suportado por profissionais da saúde transforma. A situação de muitas crianças é de violência psicolõgica e física além de total desestimulo e segurança.  Mais de 93% das denúncias (30.570) são contra a integridade física ou psíquica da vítima. Informaçoes Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - 14/07/2021

90% dos adolescentes que interagem nas mídias sociais ignoraram algum caso de bullying que presenciaram, enquanto um terço deles já foi a própria vítima do bullying virtual

Segundo a Internetsafety101.org, 90% dos adolescentes que interagem nas mídias sociais ignoraram algum caso de bullying que presenciaram, enquanto um terço deles já foi a própria vítima do bullying virtual. As mídias sociais e os jogos on-line são hoje onde as crianças se divertem no mundo virtual, onde ocorre a maioria dos casos de bullying virtual. Por exemplo, as crianças podem ser vítimas de chacota nas interações nas mídias sociais. Ou, nos jogos on-line, elas ou seus "personagens de jogo" podem estar sujeitos a ataques incessantes, transformando um jogo que deveria ser uma aventura criativa em uma humilhação.
O melhor método de proteção contra o bullying virtual é estar à vontade para conversar com as crianças sobre o que acontece em suas vidas e como se preparar para possíveis agressões.

O que podemos fazer ?

Aluno levantando mão

Prevenir

Sabemos que prevenir é melhor que do se deparar com um problema muitas vezes irreparáveis, promover ações de prevenção é essencial e urgente.

  • Eventos online e presenciais;

  • Palestras em comunidades, associações, cooperativas;

  • Promover a conversa aberta sobre o assunto em escolas, condomínios, eventos relacionados com a criança, entre outros;

  • Treinar e fortalecer as crianças nos temas relacionados para que possam reagir;

Remediar

Apenas após traçar oportunidades de melhoria, seja por meio de estatísticas de institutos reconhecidos como o Cetic.br, Online Kids Research, ou análise de situações e cenários reais ou fictícios é que desenhamos um "Plano de Ação"  com o objetivo primário de transformar para melhor a realidade que encontramos. Você gostaria de compartilhar algum problema e ideias para resolvê-lo? Junte-se a nós.