Golpes pela Internet
Os golpes online são cada vez mais frequentes com o incessante avanço da internet. Eles estão por toda parte e em todas as redes sociais. Por isso é importante saber onde comprar algo online, não compartilhar informações pessoais e sempre conferir com quem compartilhamos nossa rotina e ideias.
Você conhece os golpes?
-
Foto de perfil de um conhecido no WhatsApp: aquele em que criminosos cibernéticos colocam uma foto de perfil de um amigo da pessoa no perfil e pedem dinheiro ou informações pessoais.
-
Perfis de venda falsos: o golpe em que criminosos cibernéticos criam um perfil em alguma rede social (Facebook ou Instagram) para publicar grandes “ofertas” seguidas de links falsos.
-
Sites de venda falsos: sites não confiáveis que, muitas vezes, apresentam grandes ofertas, mas totalmente falsas. O produto não chega e o site desaparece.
-
E-mails e SMSs enganosos: falsos recados com heranças, promoções e sorteios que você “ganhou”.
Como os golpes afetam as nossas crianças
As crianças são grandes alvos de golpes online, já que elas podem ser as mais frágeis e fáceis para “conquistar”. Por isso é importante que a criança sempre tenha a vigilância dos responsáveis ao acessar links, fazer compras online e conversar nas redes sociais.
O criminoso cibernético costuma inserir-se no mundo das crianças e adolescentes, estudando os jogos mais atuais, vendo as séries mais bombadas e navegando nos perfis. Assim, eles sabem do que elas gostam e como são suas rotinas.
É muito comum que esses criminosos encaminhem links de venda de jogos falsos ou até peçam credenciais e informações pessoais. Por isso é indispensável que fiquemos atentos e prestemos atenção em tudo que nós e os pequenos fazemos na internet.