/violência doméstica
A violência doméstica é um dos maiores problemas relacionados ao desenvolvimento de uma criança. Você sabe o que é a violência contra uma criança?
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Estatuto da Criança e Do Adolescente, Atr. 227.
É violência
-
Deixar sem alimentação adequada;
-
Ser negligente em todos os aspectos da vida da criança como não cuidar da saúde da criança, não proteger, impedir ou atrapalhar o acesso à educação.
-
Agredir verbalmente, como humilhar, xingar, ameaçar, amedrontar, fazer compareções maldosas, destruir a sua auto-estima;
-
Agredir fisicamente, bater, jogar coisas na criança, sacudir ou jogar um bebê, uma criança, asfixiar, usar objetos para agredir, abusar por meio de trabalho forçado, abusar sexualmente
Não importa o porquê ou o meio utilizado para praticar a violência contra uma criança, é covardia.
Em busca de ajuda. Ligue para a polícia, ligue no 180 e denuncie a violação dos direitos.
Programas de
apoio às vítimas
Canais de denúncia regulamentações
-
Busque registrar mensagens, fotos, vídeos, perfis que estão promovendo esse tipo de agressão aos seus filhos.
-
O cartório pode imprimir essas informações e registrar as evidência;
-
Fale coma escola, ainda que o bullying não esteja sendo realizado fisicamente no local;
-
Busque orientação jurídica e registre um BO se julgar necessário.